Drops Portocred

Antecipação Saque-aniversário FGTS

Sem parcelas mensais! O pagamento é feito com seu saldo parado no FGTS.
Saiba mais

Como aumentar o score do Serasa: confira aqui o que fazer para aumentar a sua pontuação e conseguir crédito no mercado com mais facilidade.

aumentar-o-score-do-serasa

 

Como aumentar o Score do Serasa é uma dúvida comum de várias pessoas. Afinal, muito se ouve falar sobre este indicador mas, no fundo, nem todo mundo sabe ao certo a sua função. 

Além disso, agora também existe o Score 2.0, trazendo um novo método de cálculo para os pontos, oferecendo uma outra abordagem e possibilidade. 

Mas o que você deve saber é que ter esse score alto é algo muito benéfico, inclusive para quem está precisando pedir algum empréstimo. Isso porque, quanto mais alta for sua pontuação, maior vão ser suas vantagens para solicitar seu crédito. 

Para entender sobre o Score do Serasa, leia este conteúdo. Aqui, entenda:

  • o que é este indicador;
  • quais informações compõe o Score do Serasa;
  • dicas importantes para aumentar este índice. 

Além de tudo isso, conheça uma solução da Portocred que pode ajudar você a sair do aperto. Boa leitura!

O que é o score do Serasa?

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil, mostrou que 21% das pessoas que solicitaram crédito receberam uma negativa como resposta. 

Mas, o que as instituições financeiras levam em consideração para negar o acesso ao crédito a determinadas pessoas?

Um dos aspectos avaliados é o Serasa Score. 

O Serasa Score é um índice, medido através de uma pontuação que vai de 0 a 1000. Ele indica as possibilidades que um dado perfil de cliente possui em relação ao pagamento das dívidas no ano seguinte. 

Em resumo, trata-se de um indicador fundamental utilizado pela maioria dos bancos e financeiras na hora da concessão de crédito. Através dele, é possível verificar, basicamente, as contas pagas e as dívidas atrasadas. 

Afinal, o Serasa Score é composto pelo conjunto de informações do comportamento financeiro de uma pessoa.

Nesse sentido, quanto maior for a pontuação desse índice, maiores são as chances de conseguir crédito no mercado. Por outro lado, quanto mais próximo ao zero, as chances de receber a aprovação de instituições financeiras é bem menor. 

E, uma pontuação acima de 700 pontos, pode representar, para algumas instituições financeiras, baixo risco à inadimplência. 

Score Serasa 2.0: o que é?

O Serasa Score 2.0 pode ser definido como uma atualização do indicador. Em síntese, agora, os bons hábitos financeiros atuais passam a ter maior importância (ou peso) em relação ao histórico.

Além disso, com a reformulação, os pesos dos principais componentes do indicador sofreram alteração. E, uma maneira de como aumentar o Score do Serasa é entender tais ajustes.  

Comportamentos atuais de pagamentos - 62%

As empresas nas quais você realizou transações financeiras, como uma loja de roupas ou um banco, têm autorização para enviar suas informações de pagamento do último ano para o Serasa. 

Agora, esse componente no Serasa Score 2.0 passa a ter peso de 62%. Antes, era de 26%.

Histórico de dívidas - 19%

Assim como os hábitos positivos, as contas em atraso também são informadas ao Serasa. Contudo, antes, esse histórico de dívidas tinha um peso de 57% no indicador e, agora, cai para 19%.

Consultas de novas contratações de crédito - 19%

Perfis que buscam crédito com frequência são classificados pelo Serasa com alto risco de endividamento. Devido a isso, o peso desse aspecto saiu de 17% para 19%. 

Tempo e o tipo de crédito contratado - 18%

Por fim, o Serasa também tem acesso a todos os créditos contratados por você no último ano, como empréstimos e financiamentos, por exemplo. Junto com isso, o órgão acaba tendo as informações sobre o pagamento e tempo de contratação desses serviços. 

Agora, esse componente tem peso de 18% no Score do Serasa 2.0.

Veja como aumentar o score do Serasa! 

Mas, como aumentar o Score do Serasa? Confira agora algumas dicas importantes. 

Mantenha o seu nome limpo

Se você fosse dono de um banco ou financeira, teria coragem de emprestar dinheiro para quem já tem dívidas em outros lugares?

Certamente, sua resposta será não e as instituições financeiras agem da mesma forma. Por isso, um requisito fundamental para aumentar o Score do Serasa é manter o nome limpo na praça. 

E uma ótima dica para isso é colocando em prática algumas boas ações recorrentes, como por exemplo:

  • não atrasar pagamentos;
  • ter controle financeiro; 
  • evitar parcelamentos com prestações altas; 
  • não usar o limite do cartão de crédito; 
  • entre outros. 

Além disso, se você estiver com uma dívida que não consegue quitar, procure fazer uma renegociação. Dessa forma, ficará mais fácil de você adequar esse pagamento para sua nova realidade. 

Seus dados estão atualizados no Serasa?

Ao buscar um conteúdo na internet, por exemplo, a preferência é sempre pelo mais recente, concorda?

Com os seus dados no Serasa, o raciocínio deve ser o mesmo. Afinal, é isso que tornará o seu cadastro mais confiável. Dessa forma, atualize sempre as suas informações no site do órgão. 

Não atrase os pagamentos

Não basta apenas pagar as contas: é preciso respeitar o prazo e evitar atrasos. 

Voltando ao exemplo da primeira dica, dificilmente você, se tivesse uma instituição financeira, daria crédito a quem só paga com atraso. É por isso que pagar em dias ajuda a aumentar o seu Score no Serasa. 

Faça um bom planejamento 

Ter organização das finanças é sempre muito bem-vindo. E uma das etapas desse processo é realizar um bom planejamento financeiro. Nele, você consegue traçar e controlar todos os seus objetivos e necessidades, a fim de realizar seus desejos. 

Por exemplo, uma meta sua é solicitar um empréstimo no fim do ano para reformar sua casa. Então, até lá você pode avaliar algumas pendências em aberto, como possíveis dívidas, a situação do seu nome, pagamentos em atraso, etc. 

Assim, durante esse período, poderá se planejar para resolver essas questões, fazendo com que nos últimos meses do ano, você tenha mais chances de conseguir seu crédito sem dificuldade! 

Não tenha muitos cartões de crédito 

Ter uma quantidade necessária de cartões para pagamentos diversos é ideal, pois o excesso deles pode prejudicar seu score. Isso porque, haverá mais chances de você atrasar ou não pagar uma prestação. E, quanto mais “manchas” de situações como essa ocorrerem no seu histórico, menor será sua pontuação. 

Por isso, o ideal é você ter um bom controle sobre seus cartões e focar apenas nos pagamentos e parcelamentos presentes neles. Assim, seu histórico se manterá positivo e será mais fácil aumentar seu score. 

O cadastro positivo ajuda a aumentar o score? 

Sim, o cadastro positivo ajuda a aumentar o Score do Serasa!

Em suma, o cadastro financeiro é como se fosse um "currículo" do histórico do seu comportamento financeiro. Contratações de empréstimos, financiamentos, seu uso do cartão de crédito e cheque especial e são exemplos de informações que podem ser encontradas.

Para se ter uma ideia, as informações positivas representam, aproximadamente, 62% da composição do Score do Serasa. 

Onde está meu cadastro positivo?

Se você tem esse questionamento, nem se preocupe: toda população brasileira já tem seus dados financeiros inseridos no cadastro automaticamente.  

Vale lembrar que, tanto os comportamentos positivos, como pagar as contas em dias, quanto os negativos, como os atrasos, são registrados.

Score Turbo 

O Serasa Score Turbo é uma função disponibilizada para você aumentar seus pontos de forma rápida. Ela pode ser usada exclusivamente por pessoas que possuem uma negociação com o Serasa Limpa Nome e apresenta o Cadastro Positivo ativado.

Com ele, é possível visualizar previamente quantos scores você fará ao quitar sua dívida, facilitando assim a escolha das opções acordadas. E, assim, a cada nova parcela paga, sua pontuação vai aumentando. 

Porém, é importante que não haja atraso nos pagamentos de nenhuma conta, seja do cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Caso contrário, você poderá perder seus pontos previstos no Score Turbo. 

Precisa de um empréstimo? Conte com a Portocred!

Às vezes, mesmo se organizando financeiramente, o orçamento ainda pode ficar no vermelho. Outra situação é um sonho que, para se tornar realidade, precisa de um capital a mais. 

Porém, agora que você já sabe como aumentar o score do Serasa, uma boa alternativa para sair do aperto ou realizar este sonho pode ser o Empréstimo Pessoal Portocred. 

Com tarifas baixas e 36 meses para pagar, a primeira parcela pode ser paga com 60 dias após a contratação. Outra vantagem são as formas de pagamento.

Cheque, débito em conta ou carnê: na Portocred, escolha a ideal para você. E, minutos após a aprovação, o dinheiro já entra na sua conta, o que é importante para quem está com urgência. 

Gostou das condições? Faça então uma simulação do Empréstimo Pessoal Portocred clicando aqui!

Agora, se além do empréstimo você também procura ter dinheiro extra, uma ótima opção é investir. E a Portocred também oferece produtos de rendimento para que você possa fazer investimentos de maneira rápida e segura. Quer saber mais sobre? Então, clique aqui e faça uma simulação! 

Canais de
atendimento

Central de cobrança

Regularização de débitos

0800 600 0771

2ª a 6ª feira, das 8h às 20h40 Sábado, das 8h às 14h20

negociacao@portocred.com.br

SAC & Central de relacionamento

Informações, reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios

0800 600 0777

2ª a 6ª feira, das 8h às 18h00

sac@portocred.com.br

Ouvidoria

Caso já tenha recorrido aos nossos canais de atendimento e não esteja satisfeito

0800 601 7700

2ª a 6ª feira, das 9h às 16h00

ouvidoria@portocred.com.br

É necessário ter um número de protocolo de atendimento para ser atendido na ouvidoria.

Copyright © 2022
Portocred S/A Crédito, Financiamento e Investimento

CNPJ 01.800.019/0001-85

Endereço: Av. Doutor Nilo Peçanha, 2900, 11º andar, Conjunto 1101, Chácara das Pedras - Porto Alegre, RS. CEP 91330-001

Banco Central do Brasil

Atendimento: 145

Deficiente Auditivo/Fala: 0800 642 2345

www.bcb.gov.br

Procon: 151

Taxas de empréstimo segundo informação disponível no site do Banco Central: Empréstimo pessoal: 5,50% a 24,41% ao mês - Empréstimo Consignado Público: 3,67% a 5,96% ao mês - Empréstimo Consignado Privado: 1,99% a 7,99% ao mês - Financiamento de veículo: 2,69% a 6,04% ao mês.