Drops Portocred

Antecipação Saque-aniversário FGTS

Sem parcelas mensais! O pagamento é feito com seu saldo parado no FGTS.
Saiba mais

Confira aqui o guia completo sobre antecipar as parcelas do seu empréstimo ou financiamento para conseguir bons descontos.

Pessoa realizando cálculo na calculadora em meio a vários papéis

 

Quem nunca passou por um mês mais apertado e precisou de um dinheiro extra? Nessas horas, um empréstimo pode ser a solução para o problema. Hoje em dia, com poucos cliques, é possível solicitar crédito pelo próprio computador ou celular, sem precisar sair de casa.

Acontece que, dependendo da organização financeira do solicitante, às vezes pode compensar antecipar as parcelas do empréstimo ou financiamento. Além de reduzir o tempo de pagamento da dívida, as tarifas e juros também sofrem descontos.

Neste guia, entenda tudo o que você precisa saber sobre a antecipação das parcelas do seu empréstimo ou financiamento. 

O que fazer para antecipar parcelas?

A antecipação das parcelas pode ser solicitada para crédito em instituições financeiras, bancos, compra de carro e imóveis. O primeiro passo para pedir a antecipação é entrar em contato com a instituição financeira ou banco que você solicitou o crédito.

Lá, o seu gerente ou setor financeiro fará simulações necessárias, conforme o valor que você deseja antecipar. E, quanto mais parcelas forem pagas antecipadamente, maior será o abatimento dos juros.

Mas, você sabia que nem sempre foi assim? 

Até o final de 2007, quem solicitava a antecipação das parcelas precisava pagar tarifas por essa movimentação. De lá para cá, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa cobrança é proibida e o cliente tem o direito de receber os descontos, ser informado com clareza sobre o valor total da dívida e dos juros cobrados. 

Mas, para evitar surpresas, é importante ressaltar que, assim que você solicitar o crédito ao banco ou instituição financeira, deve ler todo o contrato para tirar as suas dúvidas. 

Qual é a melhor hora para fazer a antecipação?

O melhor momento para solicitar a antecipação das parcelas de um empréstimo é quanto a taxa Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia está mais alta.

A taxa Selic é a base para a cobrança dos juros na economia e influencia bastante o valor dos empréstimos e financiamentos. Atualmente, a Selic encontra-se em 13,25%, sendo a maior alta desde 2016.

Porém, caso a sua intenção seja quitar o empréstimo ou financiamento atual para pegar outro, o ideal é solicitar a antecipação com a taxa Selic mais baixa. Caso contrário, os juros da nova solicitação de crédito serão mais altos. 

Como mencionamos, o valor da antecipação é calculado automaticamente pelos sistemas dos bancos e financeiras. Mas, se preferir, você pode calcular o desconto das parcelas antecipadas de acordo com a fórmula abaixo:

Taxa contratada (no contrato) – TMS (Taxa Média Selic) na contratação do empréstimo + TMS na data de antecipação da parcela = valor de descontos

Qual a melhor ordem para se pagar a parcela?

A antecipação das parcelas também pode ser chamada de amortização, que é o mesmo que abatimento. Conforme a ordem que você faça o pagamento das prestações futuras, os descontos podem ser maiores ou menores.

As duas ordens para antecipação das parcelas são a direta e indireta. 

Ordem direta

Na ordem direta, como o próprio nome já diz, o pagamento deve ser feito das parcelas seguintes. Se você fez um empréstimo em dezembro e deseja antecipar as prestações, poderá solicitar a antecipação dos valores de janeiro e fevereiro. 

Ordem indireta

Já na ordem indireta ou inversa, o pagamento é feito das últimas prestações do empréstimo ou financiamento de forma decrescente, ou seja, a última, a penúltima, e antepenúltima e assim por diante. 

Em ambas as ordens de pagamento você terá direito ao abatimento dos juros. No entanto, na indireta o desconto é maior.

Qual a vantagem de antecipar as parcelas? 

Entenda na prática os principais benefícios de se antecipar as parcelas de um empréstimo ou financiamento: 

Redução de Juros

Desde o início deste conteúdo, pontuamos que solicitar a antecipação das parcelas reduz as taxas de juros. Isso acontece porque, quando um banco ou financeira emprestam dinheiro, ambos se arriscam em receber ou não o valor emprestado. E, quanto maior o tempo, os riscos de não receber também são maiores.

A forma encontrada pelas instituições financeiras para reduzir esse risco foi justamente aumentar o valor dos juros à medida que a quantidade das parcelas aumenta. Mas, ao solicitar a antecipação das prestações, os juros e demais tarifas são reduzidos. 

Pagando na ordem inversa, principalmente, esse desconto tende a ser maior, como citamos anteriormente. 

Facilidade para um novo financiamento 

Se pagar em dia já é bom para o seu score bancário, imagina antecipar as suas parcelas!

Solicitar a antecipação das parcelas é algo muito positivo para o seu histórico financeiro, pois ajuda na conquista de mais crédito no mercado, futuramente. 

Outros benefícios de antecipar as prestações é finalizar o pagamento em menos tempo e a própria redução da dívida. 

Tenha uma instituição financeira segura com você!

Ter uma boa organização financeira ajuda você não só a manter as contas em dia, como também a investir nos seus sonhos. Montar o próprio negócio, fazer uma viagem, e adquirir um bem, são alguns exemplos.

Porém, imprevistos financeiros acontecem e nem sempre você está preparado. Ou, em alguns momentos, você pode precisar daquela grana para acelerar a realização de um sonho. Para essas duas situações, o recomendado é que você conte com a ajuda de uma instituição financeira segura.

A Portocred é uma financeira especializada em empréstimos e financiamentos e pode dar todo o suporte financeiro que você precisa!

Na Portocred, você encontra várias opções de crédito disponíveis. Dentre elas, o empréstimo pessoal, com várias facilidades para quem está precisando de dinheiro com urgência. 

Saque até 35 mil reais e pague em até 36 parcelas, sendo a primeira apenas com 60 dias. O dinheiro entra na conta em poucos minutos após a aprovação* e você ainda pode escolher a opção de pagamento: cheque, débito em conta ou carnê.

Que tal solicitar uma simulação do empréstimo pessoal Portocred? Clique aqui para fazer a sua agora mesmo!

*Sujeito a análise e aprovação de crédito.

Canais de
atendimento

Central de cobrança

Regularização de débitos

0800 600 0771

2ª a 6ª feira, das 8h às 20h40 Sábado, das 8h às 14h20

negociacao@portocred.com.br

SAC & Central de relacionamento

Informações, reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios

0800 600 0777

2ª a 6ª feira, das 8h às 18h00

sac@portocred.com.br

Ouvidoria

Caso já tenha recorrido aos nossos canais de atendimento e não esteja satisfeito

0800 601 7700

2ª a 6ª feira, das 9h às 16h00

ouvidoria@portocred.com.br

É necessário ter um número de protocolo de atendimento para ser atendido na ouvidoria.

Copyright © 2022
Portocred S/A Crédito, Financiamento e Investimento

CNPJ 01.800.019/0001-85

Endereço: Av. Doutor Nilo Peçanha, 2900, 11º andar, Conjunto 1101, Chácara das Pedras - Porto Alegre, RS. CEP 91330-001

Banco Central do Brasil

Atendimento: 145

Deficiente Auditivo/Fala: 0800 642 2345

www.bcb.gov.br

Procon: 151

Taxas de empréstimo segundo informação disponível no site do Banco Central: Empréstimo pessoal: 5,50% a 24,41% ao mês - Empréstimo Consignado Público: 3,67% a 5,96% ao mês - Empréstimo Consignado Privado: 1,99% a 7,99% ao mês - Financiamento de veículo: 2,69% a 6,04% ao mês.